Luciano Villalba Neto
O sempre é a minúscula parte do tempo que se renova a cada piscar de olhos e a cada arrepio!
Capa Meu Diário Textos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato
Livros à Venda
Vida Tênue
Autor: 
Luciano Villalba Neto
Editora:
ARTLETRAS
Ano:
2021
Páginas:
111
I.S.B.N.:
9786588283233
Tipo:
impresso
Preço:
R$ 49,90
Sinopse:
Vida Tênue trata de lendárias ações de nobres guerreiros que se desgastaram enfrentando duras batalhas tendo por inimigo o fio tênue que separa a vida da morte.

(...) Vida normal é aquela em que momentos gloriosos podem suceder a outros dramáticos, a alegria pode se transformar em tristeza, haja vista a fragilidade humana. Em virtude disso, Vida Tênue pode ser associada a um conto de fadas, por um lado, e, por outro, a momentos mágicos. Para contar os episódios de uma sequência vital, institui-se um narrador.

Porém, diferente de uma narrativa usual, em que só um narrador desenvolve o relato do início ao fim, em Vida Tênue o contador assume a dimensão do relato, sob duas posições: em postura interna e em uma focalização externa dos acontecimentos. Em decorrência, Vida Tênue singulariza-se por constituir-se a partir de dois gêneros.

Como gênero análogo ao épico, tem-se um expositor dos fatos (...); por outra dimensão, assemelhado ao gênero lírico, emerge um eu que expõe, sem mesura, os sentimentos do relatado.

(...) vale o convite para conhecer o que consubstancia o Era uma vez de uma Vida Tênue. Ficam destacados a maestria do autor em usar a polifonia de maneira suigeniris, a extrema sensibilidade do discurso lírico, o caráter jornalístico do texto épico e o enraizamento na conjuntura atual ao fim do ano de 2020. Vale a pena conferir.

Trechos da Apresentação do livro Vida Tênue, escrita pela Professora Hilda Lontra, Professora Doutora da Universidade de Brasília (UNB)